Pontos a Ponderar

O Sol está mais distante... Mas a Terra, mais quente!

Animação da Nasa: órbita da Terra em relação ao Sol é menos oblíqua do que outros planetas.

Animação da Nasa: 
órbita da Terra em relação ao Sol é menos oblíqua do que outros planetas

 

(CNN) - A Terra atingiriu, durante sua órbita, o ponto de maior distância em relação ao Sol, mas a temperatura média global, como é hábito nesta época do ano, continuará subindo. Por quê?

Como os outros planetas do sistema solar, a Terra move-se em uma órbita assimétrica em torno do Sol. Em julho, nosso planeta chega ao ponto mais distante de sua revolução anual, chamado afélio. Em janeiro, fica na posição mais próxima, ou periélio.

Comparada a outros planetas, a órbita da Terra é apenas ligeiramente oblíqua – tem um deslocamento de 1,7 por cento, enquanto Marte tem mais de nove por cento e Mercúrio, acima de 20 por cento.

Olhando um mapa do tamanho de uma página, um observador incauto pode confundir a rota da Terra em torno do Sol com um círculo exato. Os cientistas sabem mais.

"Quando estamos mais próximos do Sol, a distância é de 147,8 milhões de quilômetros. Neste fim de semana, estaremos a 152,6 milhões de quilômetros, uma diferença de cinco milhões de quilômetros", diz o astrônomo George Lebo, da Universidade da Flórida.

Quanto maior a distância, menor a intensidade dos raios do Sol.

"Medida sobre o globo, a luz do Sol que cai na Terra no afélio é cerca de sete por cento menos intensa do que no periélio", diz o pesquisador de clima da Nasa, Roy Spencer.

Então, por que está agora tão quente no hemisfério norte? A razão é que a Terra inclina-se 23,5 graus em seu eixo e porque, de onde está em sua órbita, a metade norte do planeta é a porção mais exposta ao Sol durante os meses de verão.

As condições invertem-se no hemisfério sul, que se expõe aos raios solares seis meses depois, quando o Pólo Sul volta-se mais na direção do Sol.

De modo geral, o globo inteiro tem em média temperaturas mais altas quando a Terra está mais longe do Sol. O planeta fica 2,3 graus centígrados mais quente durante o afélio do que no periélio, de acordo com os cientistas da Nasa.

A razão? Os continentes e oceanos são distribuídos sem uniformidade. O norte tem mais terra e o sul, mais água. Quando a luz solar atinge o norte, a região se aquece mais rapidamente do que o sul, que pode absorver mais calor antes do aumento da temperatura.

Em outras palavras, a Terra fica ligeiramente mais quente em julho porque o Sol está brilhando em todos os continentes do norte, que se aquecem facilmente. Em janeiro, o Sol concentra seus raios nos oceanos do sul, que têm maior capacidade de absorver calor.

Outro fenômeno da Física contribui para o aumento do calor planetário nesta época do ano. Durante o afélio, os planetas movem-se em suas órbitas mais lentamente do que no periélio.

Em conseqüência, o verão no norte dura vários dias a mais que no sul, dando ao Sol mais tempo para cozinhar as massas de terra do hemisfério norte.

5 de julho, 2002
Às 1:58 PM hora de Brasília (1658 GMT)

O que você acha deste assunto? Clique aqui para enviar sua opinião!

Voltar a Seção Pontos