Pontos a Ponderar

Raio despedaça obelisco que sobreviveu 3.000 anos a guerras e intempéries

O obelisco no centro de Roma: faltando pedaços ROMA - Durante 3.000 anos, um famoso obelisco etíope sobreviveu a todos os tipos de catástrofes naturais e até mesmo a uma transferência forçada para a Itália, antes da Segunda Guerra Mundial. Até que veio um raio e despedaçou parte do famoso monumento.

Alvo de disputa entre a Itália e a Etiópia há seis décadas, o obelisco foi atingido na noite de segunda-feira por um raio, que fez com que pedras do topo despencassem sobre a rua, no coração de Roma.

O obelisco, de 24 metros de altura, foi roubado pelas tropas do ditador Benito Mussolini, que o levaram da cidade sagrada de Axum em 1937, depois a Itália fascista anexou o país africano.

Desde então, o monumento de 180 toneladas tornou-se o centro de um conflito diplomático entre Itália e Etiópia. O governo de Roma rejeita os pedidos de devolução por parte de Adis Abeba desde 1945.

Finalmente, no ano passado, um funcionário do ministério do Exterior italiano revelou a existência de consultas visando à volta do obelisco para Axum.

Só que, desta vez, o entrave foi colocado pela própria Etiópia, que, recém-saída de uma guerra com a vizinha Eritréira, disse não ter como garantir a segurança do monumento.

Ainda que despedaçado, o famoso obelisco aguarda seu destino.

(Com informações da Reuters)
28 de maio, 2002 - Às 9:19 PM hora de Brasília (0019 GMT)

O que você acha deste assunto? Clique aqui para enviar sua opinião!

Voltar a Seção Pontos