Pontos a Ponderar

Newton teria previsto o fim do mundo para 2060

Isaac NewtonLONDRES
Isaac Newton, que nasceu no século 18 e entrou para a história depois de formular a Lei da Gravidade, previu que o mundo acabará em 2060, anunciou a rede de televisão BBC, baseada em um documento supostamente encontrado na Biblioteca Judaica Nacional, em Jerusalém.

A alegada previsão sombria de Newton foi encontrada por um pesquisador canadense, Stephen Snobelen, que participou de um documentário da emissora britânica intitulado "Newton: The Dark Heretic", a ser exibido no dia 1 de março.

A BBC afirma que será mostrado no programa um documento, escrito por Newton, no qual este prevê o fim do mundo para daqui a 56 anos, de acordo com cálculos baseados em dados da Bíblia.

Mas o diretor do departamento de manuscritos e arquivos da biblioteca israelense, Raphael Weiser, disse neste domingo não ter visto o documento localizado por Snobelen.

Weiser confirmou que o pesquisador canadense trabalhou exaustivamente na coleção de Newton na biblioteca, tendo levado consigo, inclusive, uma equipe da BBC, há dois meses.

Mas o diretor acrescentou que não poderia confirmar o conteúdo ou a autenticidade do manuscrito até que este seja mostrado no programa da BBC.

"Eu não o vi com os meus próprios olhos", declarou. "Quando eles o mostrarem na televisão, nós veremos".

Ainda de acordo com Weiser, a biblioteca possui milhares de volumes de e sobre Newton e nem todos foram analisados ainda.

Snobelen não se pronunciou, de imediato, sobre a sua descoberta.

O jornal israelense Maariv disse que os documentos de Newton agora em Jerusalém foram encontrados na Inglaterra, na casa do duque de Portsmouth, e vendidos em um leilão realizado pela Sotheby's, de Londres, em 1930.

O comprador, identificado pelo diário como Abraham Yehuda, doou posteriormente a coleção para a Biblioteca Judaica Nacional.

(Com informações da Associated Press)

O que você acha deste assunto? Clique aqui para enviar sua opinião!

Voltar a Seção Pontos