Pontos a Ponderar

REFLEXÃO SOBRE O HALLOWEEN

 

Pr. Elinaldo Renovato de Lima

 

Pr. Elinaldo Renovato de Lima Por ironia do diabo, no o Dia da Reforma Protestante do Século XVI é, também, o dia das bruxas. E nos últimos tempos, tudo o que diz respeito ao reino das trevas está sendo valorizado. Na mídia, nos cursos de inglês, nas escolas de primeiro e segundo nível, nas faculdades, os assuntos místicos e esotéricos estão em alta. As pessoas estão amando mais as trevas do que a luz, como disse Jesus. Meditemos um pouco sobre a falsa festa do Hallowenn.

1. AUMENTO DA FEITIÇARIA
Nos últimos anos, há um acentuado crescimento na prática de bruxarias e feitiçarias em todo o mundo, principalmente em nosso País, que se diz cristão, de maioria católica. Infelizmente, essa maioria não segue o que a bendita Maria, mãe de Jesus, exortou: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER” (Jo 2.5b). Nas escolas de primeiro e segundo nível, em cursos de Inglês, a festa do Halloween tem tido grande destaque, mesmo sendo associada à bruxaria. Até as crianças são incentivadas a se fantasiar de bruxos e bruxas, como se isso fosse apenas algo simples e divertido. Pode ser divertido, mas está associado à feitiçaria, que é condenada pela palavra de Deus. Os livros de Harry Potter, o menino bruxo, tem feito sucesso, estimulando as crianças a se tornarem bruxos e feiticeiros. Mas Jesus disse: “Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus” (Marcos 10.14). Hoje, muitos pais está impedindo seus filhos de irem a Jesus, mas não os impede de irem ao encontro do diabo, através de festas do tipo Hallowenn. O diabo só sabe “matar, roubar e destruir” (Jo 10.10).

HALLOWEEN2.  BRUXARIA NAS ESCOLAS
Crianças, adolescentes e jovens, em grande número, estão sendo iniciadas na bruxaria. Vários adolescentes têm me procurado, e dito que colegas seus estão se tornando bruxos e bruxas, ou seja, servidores de Satanás. Práticas demoníacas estão levando crianças para junto do diabo, de modo sutil e curioso. A “taboa de Ouija”, que é uma forma de contato com o mundo do diabo, tem sido praticada por crianças nas escolas, e os professores e diretores não percebem, ou não se incomodam. Em Natal, uma menina ficou endemoninhada. Só foi liberta pela oração de uma colega crente em Jesus.  Em escolas de Parnamirim, crianças e pré-adolescentes estão recebendo um bilhetes, escritos a mão, com o título “oração do amor”; uma espécie de “corrente”, em que são orientadas a tirar cópias e entregarem a quatro colegas, e dizendo que “o ritual” deve ser seguido, sob pena de ter decepção; e que a menina vai dormir com o nome do menino com quem deseja namorar, e ele irá a seu encontro. E crianças estão multiplicando essa “oração” desse “ritual”. Na verdade, isso é um tipo de ligação com o ocultismo. As meninas e os meninos passam a valorizar isso, até inocentemente, fazendo o jogo do diabo. Muitos pais não sabem o que seus filhos estão recebendo nas escolas. É preciso cuidado. Oriente seu filho: se receber coisa desse tipo, mostrar aos pais e ao pastor.

3.  A FESTA DO HALLOWEEN.
Como se vê, no texto sobre o assunto, não é apenas brincadeira. Por trás dela, há uma ligação com o mundo da bruxaria e da feitiçaria. Faz parte do “marketing” do satanismo e da bruxaria. No dia 31 de outubro, Dia das Bruxas, as pessoas, incluindo as crianças, trajam-se de preferência de preto (simbolizando as trevas); usam máscaras de diabos, vampiro, bruxas, morcego, morte, caveira, esqueletos, monstros, fantasmas, e tudo o que tenha ligação com os poderes do mal. Nessa data, os satanistas do mundo inteiro honram a Satanás e a seus demônios, com orações, jejuns, cânticos, e sacrifícios, inclusive de crianças. Conheci um pastor que enfrentou o satanismo, nos EUA, e constatou que há sacrifícios humano. Gatos pretos são símbolo de “espíritos” que habitavam nas bruxas, e que muitas eram transformadas nesses animais, como castigo; morcegos representam os demônios, que perseguem suas vítimas, para lhes tirar o sangue e matá-las. Vejam em que tipo de simbolismo as crianças, pré-adolescentes, jovens e até adultos estão envolvidos. Será que isso é coisa para uma pessoa cristã? Diz o Senhor: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!” (Is 5.20).

4. AMANDO AS TREVAS. 
Nosso Senhor Jesus Cristo disse que “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna” (João 3.16). Deus amou o mundo,  a ponto de Jesus morrer para salvar os homens das forças do diabo, das trevas, do pecado. “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18). A maioria das pessoas, jovens e adultos, não querem saber de Deus, que os amou. Muitos gostam do diabo, que os destrói. Por isso, há uma CONDENAÇÃO certa! Qual? Jesus responde: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (João 3.19). Quem gosta de ocultismo, de bruxaria, de feitiçaria, é porque ama as trevas. Estão condenados, e levando outros para a condenação. Continua Jesus em sua mensagem: “Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas”  (João 3.20). No Halloween, as pessoas brincam de diabo, de demônios, com fantasias que representam as trevas. Isso faz parte do amor às trevas. É um dia em que se vendem mais livros de bruxaria, de astrologia, de ocultismo. Isso é amor às trevas. A condenação é certa para quem se envolve com isso, e não se arrepende de seus pecados.

5. O QUE FAZER COMO IGREJA?  
1) Antes de tudo, ORAR. E orar muito, na igreja, e nos lares. O Culto Doméstico é indispensável. “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14); 2) VIGIAR (Mt. 26.41). Os pais devem saber o que seus filhos estão aprendendo, o que lhes estão passando, nas escolas. 3) AGIR. Todos os cristãos devem ser agentes do Reino de Deus, na luta contra o reino do diabo. COMO AGIR?

EVANGELIZANDO
Podemos os unir em torno da missão principal da Igreja do Senhor; AS CRIANÇAS  cristãs podem ser discipuladas para mostrar aos colegas que Jesus é melhor; que as coisas das trevas são perigosas; OS ADOLESCENTES crentes podem ser mobilizados para ser testemunhas nas escolas, junto aos colegas, distribuindo folhetos, unindo-se em grupos cristãos, para resistirem às investidas do diabo através de colegas não-crentes. Há grupos de bruxas nas escolas. Por que não haver GRUPOS DE EVANGELIZAÇÃO NOS COLÉGIOS?  (GEC’s); precisamos de jovens e adolescentes comprometidos com Deus (Lema do último Cong. da UMADEP); Os Grupos de Louvor, que reúnem crianças, adolescentes e jovens, podem ser treinados para a evangelização através do louvor; iremos iniciar no próximo domingo, com o Vida Nova; grupos de gesticulado podem também participar; nossos jovens, em todas as congregações, estão sendo subutilizados na obra do Senhor; há pouco envolvimento na Missão da Igreja; pouquíssimos participam da evangelização; enquanto isso, os jovens que amam as trevas estão nas escolas, nas ruas, em todos os lugares, semeando a mensagem do maligno. Precisamos deixar de lado os interesses pessoais, e buscarmos o reino de Deus em primeiro lugar (Mt 6.33). E só teremos a ganhar com isso, em bênçãos de Deus para as nossas vidas, da família, e da igreja do Senhor.
 

Parnamirim, 24 de outubro de 2003.  

O que você acha deste assunto? Clique aqui para enviar sua opinião!

Voltar a Seção Pontos