Make your own free website on Tripod.com

Logos a Palavra Revelada

Os Nomes de Deus
Pra. Nayra Pedrini da Silva

El Shaddai
Deus todo Poderoso: Gen 17:1. Aquele que é mais do que suficiente. Já vimos que El significa poder e Shaddai é usado para a que amamenta. Deus todo poderoso se levanta em nossa defesa, faz caminho onde não há caminho, dispersa os nossos inimigos e tem cuidado e amor muito mais profundo do que aquelas que amamentam: Os 11:2, 3; Ez 16; Deut 33:12; Deut 32:10 ...

Shaddai é a abreviatura da frase "Shomer daltot Israel" que significa Guardião dos Portões de Israel. Além de guardar os muros e os portões da nação de Israel, El Shaddai cuida dos teus portões, pois você é Israel espiritual.

Deus ama as suas portas (Salmo 87:1), nós temos dois muros, o muro exterior que é o nosso corpo e a nossa alma e o ante-muro que é o nosso espírito. Satanás tenta enfraquecer os nossos muros exteriores para tentar ter acesso ao nosso muro interior. Se deixarmos nosso muro exterior (corpo, mente, emoções e vontade enfraquecidos) ele ruirá: Lamentações 2:8 e 9, satanás não terá muito trabalho para entrar. Muro rompido é mordida certa de cobra: (Eclesiastes 10:7)

Peça a El Shaddai a restauração dos seus muros, as travas e ferrolhos das portas deste muro devem ser de material nobre, reforçados por Aquele que nos ama (Cantares 1:17, Salmo 147:13). Os nossos muros estão sempre diante dos olhos do Senhor, não existe proteção e nem segurança maior do que esta (Is 49:16)

O Nome El Shaddai, ainda nos revela que:
El = força, poder, El nos lembra a força da Destra do Senhor, destra que se levanta para nos salvar e despedaçar nossos inimigos. Destra temida pelos inimigos: Ex 15:6, Salmo 118:15, mas esta mesma destra dura para com os inimigos é a destra que nos sustenta nos momentos mais difíceis da nossa vida (Sal 139:10)

Shaddai = nos lembra a mão esquerda que fica do lado do coração, se a destra indica justiça a esquerda amor e misericórdia. Shaddai é um Pai amoroso pronto para escutar seus filhos, carregá-los no colo, um Pai atencioso que nunca tira os olhos de seus filhos: (2 Crônicas 16:9).

Ainda em relação a este nome gostaria de acrescentar que os judeus ortodoxos usam tefilin para fazerem suas orações (Uma caixinha preta amarrada na cabeça e outra no braço contendo passagens da Bíblia, para melhor entender aconselho ler o estudo "A Palavra").

O nó feito na última volta do braço tem o formado da letra yud que faz parte do Nome Shaddai, este último nó no braço esquerdo fica na altura do coração, o que mais uma vez vem afirmar o amor de Shaddai.

Na caixa do tefilin da cabeça temos a letra shin e o nó terá a forma da letra dalet, estas duas letras pertencem ao nome Shaddai. Deus quer que o amemos com todas as nossas forças (braço) com todo o nosso entendimento (cabeça) e com todo o nosso coração.

El Roi
Deus que vê Gen 16:13. Ele é Aquele que não está indiferente às nossas angústias, Ele vê as nossas lágrimas assim = como viu as de Ana, Hagar. Mesmo quando homens nos decepcionam e abandonam El Roi que não tira seus olhos de seus filhos nos afaga e consola.

El Roi com sua Onisciência, contempla os planos dos nossos inimigos e os frustra. Deut 11:12; Ex 14:24; 2Cron 16:9; Sal 34:15; Is 49:16.

Hagar recebeu a revelação de El Roi em um momento crítico da sua vida. A segurança de Hagar estava em Abrãao, estava nos olhos protetores de Abraão, mas agora Deus queria que ela aprendesse o cuidado dos olhos de El Roi em seu favor.

Hagar em seu desânimo e com olhos naturais não conseguia enxergar a provisão do Senhor para a sua aflição, mas El Roi tem prazer em desvendar nossos olhos naturais para nos mostrar seu carinho e provisão. Pode ser que à exemplo de Hagar você esteja chorando e perecendo tendo a sua resposta a alguns metros de distancia. El Roi vê sua aflição, El Roi abre seus olhos e alegra o seu coração.

Tsaddia
Justo
,Sal 7:9; Quão alentador é saber que o Senhor é justo! Ele é justo e fiel: 1 Jo 1:9 as suas palavras e boas promessas não caem por terra: Josué 23:14. Nós por meio de Jesus somos justos e o nosso caminho é como a luz da aurora: Prov 4:18.

Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá é o Justo (1 Jo 2:1), nós pertencemos à mesma família e portanto somos semelhantes, se ele é Leão e Justo nós também o somos. Não aceite espírito de acusação te convencer de que não é justo o suficiente para chegar diante do trono. A justiça não é mérito, o sangue de Jesus te justifica e nunca esqueça de que à sua semelhança, você é leão. "O justo é intrépido como o leão" não se comporte como avestruz ou como cachorro assustado tome posse do poder e autoridade concedido aos herdeiros de Deus.

Nayra Pedrini da Silva
Pastora da Comunidade Evangélica
Sara Nossa Terra
Ilha do Governador/RJ

O que você acha deste assunto? Clique aqui para enviar sua opinião!

Voltar