Logos a Palavra Revelada

El Shaddai - Em Hebraico

Os Nomes de Deus
Pra. Nayra Pedrini da Silva

Pastora Nayra Pedrini - [Fotos: Arquivo]Uma das maneiras de conhecermos melhor à Deus é conhecer alguns dos nomes através dos quais Ele se revelou para que melhor o conhecêssemos.

John Davis disse: "Conhecer o nome de Deus é testemunhar as manifestações dos seus atributos e apreender o significado que o nome expressa".

O nome de Deus em nossos lábios deve ser cheiro suave quando o pronunciarmos: "Suave é o cheiro dos teus perfumes; como perfume derramado é o teu nome; por isso as donzelas te amam." Cantares 1:3. Quando estamos apaixonados gostamos de pronunciar o nome da pessoa amada. Ao aprendemos todo as revelações dos Nomes de Deus e pronunciá-los com conhecimento a presença de Deus invadirá o nosso ser e poderemos até mesmo sentir o Seu perfume.

A primeira frase que uma criança judia aprende é o Shemá Israel que se encontra em Deut 6:3. Elas aprendem à dizer "Shemá Israel , Hashem Elohenú, hashem Ehad" (Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um). A primeira frase das crianças será pronunciar o Nome de Deus e esta também é a última frase dita por um judeu antes de morrer.

Davi sabia que o nome de Deus pode ser uma valiosa arma em tempo de guerra, não só o Nome de Jesus é uma arma, mas todos os nomes por Ele revelados nos dão alento força e refrigério em momentos de dificuldade. Como está escrito "Torre forte é o nome do Senhor" Prov 18:10.

Em muitos momentos de desespero bastava dobrar os joelhos e dizer "Sei que a despeito de tudo o que meus olhos estão o vendo tu és Jeová Shamá (Deus presente) e Tu estás presente comigo no meio desta tempestade, me levando para a bonança" e no mesmo momento a paz invadia o meu coração e o sentimento de abandono e solidão se afastava de mim.

Conhecer os nomes de Deus e entender com o espírito e não com a alma é um grande recurso negligenciado pela Igreja. Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecê-Lo. "Porque a Mim se apegou com amor Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo porque conhece ao meu nome" Salmo 91:14.

É muito importante conhecermos o Nomes de Deus, pois o Senhor ensinou aos hebreus que os nomes carregam significado e portanto revelação e portanto a cada nome revelado de Deus um pouco mais conhecemos sobre Ele

Na Amplified Bible temos este mesmo versículo da seguinte forma: "Eu o colocarei num alto lugar porque conhece e entende o Meu Nome (tem um conhecimento pessoal da Minha Misericórdia, do Meu amor e bondade - confia e descansa em Mim, sabendo que nunca o abandonarei)".
Só esta tradução já fala por si mesma. A coragem de Davi contra Golias foi o conhecer e entender tudo o que o Nome de Deus expressa: "Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." 1 Sam 17:45. 
Na oração sacerdotal de Jesus Ele fala sobre a importância de conhecermos o Nome do Pai e nós depois de aprendermos devemos ensinar aos que estão chegando à família de Deus.

Deus se agrada quando confessamos o Seu nome na hora do perigo. Confessarmos que confiamos em Jeová Nissi (a nossa bandeira) Aquele que vem em nossa defesa chega diante do trono de Deus como sacrifício de louvor agradável e suave "Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." Heb 13:15.

Quando falamos os Nomes de Deus com entendimento Ele cavalga em nossa defesa porque Ele cavalga pela causa da verdade e da justiça: "E em tua majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça, e a tua destra te ensina coisas terríveis." Sal 45:4 e o Seu Nome é verdade e justiça e desta forma poderemos falar como o salmista: "O Teu Nome eu o farei celebrado de geração a geração" Sal 45:17.

Já vimos que o Nome de Deus é torre forte, Torre é um lugar alto, lugar onde ficam os atalaias, lugar de vigilância. Aprendemos a conhecer a Deus desta forma quando fica mos nos palácios que é o lugar onde Deus se faz conhecer. Palácio é um lugar onde só aqueles que possuem intimidade com o Rei podem entrar, é um lugar protegido com muros e guardas: "Nos palácios dela Deus se fez conhecer como alto refúgio; Como é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor até os confins da terra; de retidão está cheia a tua destra." Sal 48:3,10. Este lugar é o trono de Deus e o nosso coração, é quando o Espírito de Deus se comunica com o nosso espírito.

Quando somos levados pelo Espírito de Deus ao palácio (lugar mais intimo de comunhão) nosso espírito se alimenta, nos banqueteamos e nos sentimos protegidos: "Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor. Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor." Cantares 2:4 e 5. Este é o lugar onde o Senhor nos escuta, cuida de nós e nos alimenta com o seu fruto: "Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Sou eu que respondo, e cuido de ti. Eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto." Os 14:8.

Sabemos que para usarmos o nome de uma pessoa, fazendo algo em seu nome é necessário mais do que intimidade, é necessário pertencer à mesma família ou ter uma procuração e esta procuração recebemos da forma como o Senhor no-la concedeu em Marcos 16:16,17,18.

Em Seu nome, nome que está acima de todos os nomes: Fp 2:9, Atos 3:6, podemos levar vida, cura, libertação. Sem falar que o Seu nome é valiosa arma de guerra, se esse for pronunciado pelos lábios daqueles que têm plena consciência da Aliança de sangue e levam uma vida de dependência, unidade e comunhão. O nome de Jesus ou a palavra nos lábios de pessoas fora da condição acima citada pode trazer morte ou vergonha: 1 Sam 4:11, Atos 19:14.

Podemos dizer juntamente com o salmista "Tremendo é o Seu Nome" Salmo 111:9.

Como diz o Salmo 75:1 "Suas maravilhosas obras declaram que Seu Nome está perto e os que invocam o Seu nome relatam Suas Maravilhas".

Vamos agora ver como conhecer com o Espírito o que significa alguns Nomes de Deus pode nos ajudar na nossa vida de oração.

Aba Jeová Jeová Tsidkenu
El Eliom Jeová Eloai Kadosh
El Eloe Israel Jeová Elohenu Magen
El Olam Jeová Elohim Sabaoth Maor
El Roi Jeová Jiré Palar
El Shaddai Jeová Kainna Shaphar
Elohim Jeová Nissi Tsaddia
Emanuel Jeová Raphá Yasha
Eyaluth Jeová Rohi Yeshua
Gaal Jeová Shalom Yeshua HaMashiah
Ha El Jeová Shamma          

Nayra Pedrini da Silva
Pastora da Comunidade Evangélica
Sara Nossa Terra
Ilha do Governador/RJ

O que você acha deste assunto? Clique aqui para enviar sua opinião!

Volta a Seção Principal