Make your own free website on Tripod.com

Logos a Palavra Revelada

Nínive

Pr Jandiro - Autor deste artigo"E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. " Jonas 3:1-3.

Este tema tem sido assunto de vários, pregadores que sem conhecimento histórico, e principalmente geográfico, saem falando que Jonas foi vomitado na praia em Nínive, e imediatamente começou a pregar a palavra de Deus.

  1. Nínive não era banhada pelo Mar e sim pelo Rio Tigre.
  2. Portanto não tinha Praia.
  3. Jonas foi lançado ao Mar Jonas, 1:12

Nínive

Mapa [Foto: Arquivo]Sua Localização: Cidade da Ásia antiga, capital da Assíria, às margens do Tigre. Fundada no III milênio, Nínive só adquiriu seu esplendor na época de Senaqueribe (705-681 a.C.). Foi destruída em 612 a.C. As escavações, que começaram em 1847, revelaram importantes vestígios da civilização assíria. Estava localizada a 450 km ao norte da Babilônia. Gn 10:11 Fundada pelo poderoso caçador Ninrode, Gênesis 10:9-11.

Era uma cidade tipo fortaleza, cercada por um muro de 12,5 Km, por 30 metros de altura, tendo a cidade 15 portas. Sendo que o pesquisador Felix Jones estimou uma população de 175000 habitantes. Mais a Bíblia nos relata 120.000 habitantes. "E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?." Jonas, 4:11

Conforme relata a Palavra de Deus, Jn 3:3 os 3 dias de viagem era para atravessar a cidade, ou seja 75 a 100 Km de extensão (de um extremo a outro extremo).

O Motivo

Nínive [Foto: Arquivo]A cidade de Nínive era conhecida como a cidade dos ladrões. Era uma prática natural de seus moradores invadirem e despojarem outras regiões. Foi chamada como cidade sanguinária aonde a feitiçaria predominava. Cortavam as mãos e os pés, narizes e orelhas, vazavam os olhos dos cativos, e faziam pirâmides com as cabeças dos seus prisioneiros, dentre os tais tinham além de inimigos de guerra, os profetas que falavam a Palavra de Deus. Naum, 3. O Senhor tinha se aborrecido das suas atrocidades.

A Mensagem

A mensagem que Deus nos trás com a passagem de Jonas, nos mostra a misericórdia de Deus, indistintamente. O Senhor esta indiferente com a condição o tamanho do pecado do homem. São precisos que todos tenham uma oportunidade em condições de igualdade alcançadas pela misericórdia de Deus. Jesus morreu por todos. Quando Jonas pregou a palavra de arrependimento e principalmente a população de Nínive veio se arrepender, Deus atendeu.

A Mensagem para nossos dias

Nínive [Foto: Arquivo]O próprio Senhor Jesus usou a mensagem de Jonas para evidenciar o arrependimento dos ninivitas. "Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas." Mateus, 12:41. Sem deixar de atribuir o paralelo dos três dias de Jonas no ventre do grande peixe com o Senhor na sepultura. "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." Mateus, 12:40 Jonas é considerado um tipo de Cristo.

Baleia ou Peixe?

Após várias pesquisas chegamos à seguinte conclusão:

Baleia; foi traduzida da palavra "Ketos" Também conhecida pôr grande peixe.

Jonas e Grande Peixe [Foto: Divulgação]BALEIA - Mamífero marinho, o maior dos animais atuais. (Comprimento 30, m; peso: 150 t; ordem dos cetáceos.) A baleia alimenta-se de plancto, retido nas barbas, que pendem verticalmente de sua maxila superior. Ela pode imergir por meia hora, depois, voltando à tona, expira ar saturado de vapor de água.

PLANCTO - Conjunto de seres microscópicos ou de pequeno tamanho em suspensão no mar, que servem de alimentação a grande número de peixes etc.

Possibilidade devido ao ar para propiciar a ativação do sistema respiratório de Jonas.

TUBARÃO - Designação geral dos grandes seláquios, peixes de corpo alongado e de nadadeiras peitorais moderadamente desenvolvidas; cação, esqualo. (Os tubarões são peixes marinhos, e alguns fazem jus à fama de ferocidade, mas as maiores espécies, das quais algumas atingem 15 m de comprimento e 8 t de peso, são em geral inofensivas. Também podem ser naturalmente preparado por Deus para ABRIGAR Jonas por três dias. Ficamos na palavra de Deus "Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Gênesis 18:14.
Pois Deus sendo o Deus do impossível fatalmente criou algo especial para poder suster Jonas, afim de dar comprimento a sua obra.

Pastor Jandiro
www.pastorjandiro.cjb.net
colunabiblica@uol.com.br

O que você acha deste assunto? Clique aqui para enviar sua opinião!

Volta a Seção Principal